Conselheiros do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Caratinga participam do ENCOB em Caldas Novas/GO


16 out/2015

IMG_1849

A fim de compartilhar experiências e tendo como objetivo colocar em pauta assuntos relacionados à  questão da água, representantes do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Caratinga (CBH-Caratinga) marcaram presença no XVII Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (ENCOB). O evento, realizado entre os dias 4 e 9 de outubro, teve como sede o município de Caldas Novas/ GO. A programação do encontro foi marcada por debates, conferências, palestras e reuniões setoriais. Entre os temas abordados estavam segurança hídrica, sustentabilidade, tecnologias para a gestão de recursos hídricos e técnicas de elaboração de projetos e captação de recursos.

“Esse é um evento que reúne comitês de todo do Brasil, o que é importante, especialmente em um momento marcado pela crise hídrica. As autoridades e pesquisadores também têm demonstrado preocupação com a conjuntura hídrica atual”, contou Wilson Acácio, vice-presidente do CBH. Segundo Acácio, “o CBH-Caratinga está presente e envolvido nas atividades, pois, conforme discutido na reunião do Fórum Mineiro de Comitês, realizada durante o Encob, já há municípios no estado com problemas graves de falta d’agua. O encontro é um espaço importante em que podemos debater e propor encaminhamentos para que no futuro os problemas não se repitam, mas, para isso, é indispensável que a população esteja envolvida”, concluiu.

Outro representante do CBH que esteve presente no ENCOB foi o Ronevon Huebra. Segundo ele “participar do Encontro Nacional é essencial para que se estabeleça o protagonismo do comitê.  O evento é como um coroamento do trabalho que é feito durante o ano. Aqueles que têm a oportunidade de participar devem retornar às suas bases, às plenárias, e mostrar o quão importante foi o evento para o amadurecimento do CBH. O conhecimento adquirido deve ser aproveitado para nortear as nossas atividades. É um privilégio participar do Encob junto à delegação do CBH-Caratinga”.

O conselheiro do comitê, Murilo Tavares, destacou a importância de levar a experiência do irrigâmetro para o ENCOB. “A implantação do Programa de Incentivo ao Uso Racional de Água na Agricultura (P22) trouxe como principais resultados economia de água e de energia. Além disso, o produtor observa ganho no rendimento, devido ao aumento da produtividade, seja no pasto ou em culturas como milho, feijão e olerículas”.

Confira nossa galeria de fotos:

1º Dia – http://goo.gl/OcE38O

2° Dia – http://goo.gl/FVGfqU

3° Dia – http://goo.gl/XOGOAv

4° Dia – http://goo.gl/C15EE2

5° Dia – http://goo.gl/UkwEjj

6° Dia – http://goo.gl/jzpFBT