CBH-Caratinga se preocupa com seca, mas fortalece seu trabalho em prol da quantidade e da qualidade de água.


20 nov/2015

A Bacia Hidrográfica do Rio Doce enfrenta uma das piores secas já registradas em sua história, representando um dos períodos hidrológicos mais severos, fazendo com que a vazão dos principais cursos d’água e reservatórios fique abaixo das médias históricas. Com o rompimento da barragem de rejeitos minerais, em Mariana/MG, a situação se tornou ainda mais grave e o alerta agora é máximo.

A Bacia Hidrográfica do Rio Caratinga, por ser uma sub-bacia do Doce, também não foge deste cenário. Apesar de não ter sido atingida pela lama, sofre com a escassez hídrica, sendo que alguns dos 25 municípios incluídos no CBH-Caratinga decretaram estado de emergência.

“Neste momento delicado, nos solidarizamos com todos que precisam das águas da Bacia do Rio Doce e reforçamos a missão do CBH-Caratinga de trabalhar para minimizar os impactos e proteger a água”, diz Wilson Acácio, vice-presidente do Comitê. Para tanto, várias ações vem sendo realizadas:

– Elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico, por meio do Programa de Universalização do Saneamento (P41), que está contemplando 23 cidades integrantes do CBH-Caratinga.

– Conclusão do programa de Incentivo ao Uso Racional da Água na Agricultura (P22) na região, com quarenta irrigâmetros instalados e em funcionamento.

– Recuperação da nascente do Ribeirão do Lage em parceria com outras instituições, como IEF, Copasa, Polícia Militar Ambiental, Prefeitura de Caratinga.

 – Implementação do projeto de recuperação de nascentes do Rio Caratinga (Peão de Cima), que está em fase de licitação e possui recurso garantido de R$500 mil.

– Trabalho de conscientização nas escolas e comunidades com relação ao uso racional da água, assim como preservação da bacia do Rio Caratinga. O foco é educar para que todos contribuam para a garantia da quantidade e qualidade da água.