CBH Caratinga realiza última reunião de 2023


21 dez/2023

Durante a última Reunião Extraordinária de 2023 do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Caratinga (CBH Caratinga), foi aprovado o Plano de Aplicação Plurianual (PAP) – Biênio 2024/2025 – apresentado pela AGEDOCE, atualizado de acordo a revisão do Plano Diretor de Recursos Hídricos – finalizada em agosto deste ano.  A previsão é de que nos próximos dois anos o comitê desembolse cerca de R$ 6 milhões em Programas e Projetos.

A reunião foi realizada na manhã desta quarta-feira,20, e contou com ampla participação dos conselheiros. Além do PAP, foi aprovado Plano Orçamentário Anual (POA) – Exercício 2024 e a Agenda de Atividades do CBH-Caratinga para 2024.

O PAP é regulamentado pela Portaria IGAM nº 52/2019 e deve incluir os componentes e programas do plano, bem como suas ações correspondentes, priorizadas durante o período de vigência do contrato e aprovadas pelo Comitê. O plano deve seguir eixos que são: Programas e Ações de Gestão, Planejamento e Ações Estruturais.

O presidente do CBH Caratinga, Thalles Castilho, destacou a importância da presença dos conselheiros para a aprovação de deliberações necessárias ao funcionamento do Comitê.

“Temos muitos membros novos e a participação para o próximo ano vai ser fundamental. O Comitê é democrático, inclusivo e todos podem contribuir”. Castilho também frisou as atividades que estão sendo desenvolvidas pelo CBH Caratinga, como o Protratar Projetos e Rio Vivo, com ênfase nos recursos que serão aplicados em 2024. “Estamos investindo muito na área do saneamento, que é o principal gargalo para a qualidade da água na bacia do Caratinga”, concluiu.