CBH-Caratinga promove palestra sobre “Brigadas Voluntárias de Combate a Incêndio”.


12 nov/2015

Brigada (38)

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Caratinga (CBH-Caratinga) realizou no dia 12 de novembro, no Casarão das Artes, em Caratinga-MG, palestra sobre a possibilidade de criação de “Brigadas Voluntárias de Combate a Incêndios” na região. O evento contou com a participação de representantes dos municípios da Bacia.

Objetivo do encontro

De acordo com o vice-presidente do CBH-Caratinga, Wilson Acácio, o objetivo da reunião foi iniciar os diálogos junto ao poder público, empresários e sociedade civil organizada, para avaliar a viabilidade da criação de Brigadas Voluntárias de Combate a Incêndios na bacia para o próximo ano. “A escassez de chuvas tem contribuído diretamente para a intensificação de focos de incêndios na região, sendo que a maioria dos incêndios é criminosa. Recentemente, em Caratinga, a vegetação da APA (Área de Proteção Ambiental) da Pedra de Itaúna foi devastada por uma queimada que trouxe sérios problemas para aquele ecossistema”.

Brigadas de Incêndio

O ex-presidente do CBH-Piracicaba, Iusifith Chafith Felipe apresentou a experiência das Brigadas Voluntárias de Combate a Incêndios da Bacia do Rio Piracicaba. Segundo Chafith, na região já foram implantadas brigadas. Há um núcleo em funcionamento no município de Santa Bárbara e já estão sendo criados grupos em João Monlevade e Marliéria. Cada grupo tem em média de 150 voluntários. “Este projeto é inovador, uma vez que no Brasil não temos a cultura da prevenção. As Brigadas que criamos são para trabalhar na conscientização junto à população, começando nas escolas e chegando até a sociedade em geral”, destacou.

Resultados positivos

Ao final de sua explanação, Chafith disse estar satisfeito e com a sensação de dever cumprido. “É muito bom repassar informações baseadas em experiências que deram certo. O CBH-Caratinga conta com a representação de 25 municípios, alguns deles presentes neste encontro. O trabalho de combate aos incêndios compete aos bombeiros, mas a sociedade tem a responsabilidade da prevenção, o que fazemos desde 2010, inicialmente no CBH Piracicaba”.

O próximo encontro, para dar continuidade aos debates sobre a criação das Brigadas de Incêndio na Bacia do Rio Caratinga, ficou agendado para o dia 25 de novembro, a partir das 8h30 no Casarão das Artes.