CBH-Caratinga promove Dia de Campo do Projeto de Incentivo ao Uso Racional da Água na Agricultura


15 maio/2014

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Caratinga promove no dia 30 de maio o Dia de Campo do Projeto de Incentivo ao Uso Racional da Água na Agricultura. O evento será realizado a partir das 12h no Barracão do Produtor de Inhapim, localizado na BR-116, Km 503, entre Caratinga e Inhapim.

Uma palestra sobre a importância da implantação e da manutenção da irrigação para o uso eficiente da água será ministrada pelo Engenheiro Agrônomo da Emater de Inhapim, Fernando Cesar Ayres. Logo após, o Engenheiro Agrícola Ednaldo Miranda de Oliveira fala sobre as técnicas de manejo da irrigação. Os participantes também vão acompanhar a demonstração do funcionamento do irrigâmetro, feita pelo professor da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Márcio Mota.

O PROGRAMA

O Programa de Incentivo ao Uso Racional da Água na Agricultura (P22) trabalha, através da educação ambiental e da instalação de um instrumento que auxilia no processo de irrigação (irrigâmetro), a conscientização dos produtores rurais da região quanto à finitude dos recursos hídricos.

Cada propriedade selecionada recebe um irrigâmetro, aparelho desenvolvido pela Universidade Federal de Viçosa, que permite ao produtor saber o momento correto de irrigar as plantações e que ajuda a reduzir custos, melhorar o processo de irrigação das culturas, além de aumentar a produtividade.

Os participantes são indicados pelas prefeituras e pelo próprio Comitê e passam por um processo de seleção. Critérios como localização geográfica e tipo de cultura desenvolvida são avaliados. Após serem selecionadas, as propriedades são visitadas por técnicos do programa, que analisam o tipo de solo e produção. Os irrigâmetros são desenvolvidos tendo em conta as peculiaridades de cada propriedade.

Todo o processo é feito sem custos para o produtor. Desde o período de instalação até o fim do programa, o proprietário recebe orientação profissional. Ao final dos trabalhos, um relatório, contendo a economia de água e luz registradas na propriedade, é entregue a cada produtor.

Em 2013, o P22 foi desenvolvido em cidades da Bacia do Rio Caratinga e Guandu. Em 2014, além da Bacia do Rio Manhuaçu, municípios da Bacia do Rio Santa Maria do Doce recebem o programa. Em 2015 é a vez da Bacia do Rio Suaçuí e São José.

PROGRAMAÇÃO:

12h – Encontro no Barracão do Produtor de Inhapim e inscrição dos participantes

13h – Boas vindas e abertura do evento

13h30 – Palestras

– Importância da implantação e da manutenção do sistema de irrigação para o uso eficiente da água – Fernando Cesar Ayres, Engenheiro Agrônomo

 – Técnicas de manejo da irrigação – Ednaldo Miranda de Oliveira, Engenheiro Agrícola

  – Manejo da irrigação utilizando o Irrigâmetro – Márcio Mota Ramos, Engenheiro Agrônomo

15h30 – Coffee Break e encerramento.