Reunião Ordinária reúne membros do CBH-Caratinga no Casarão das Artes


24 jun/2014

Conselheiros e convidados do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Caratinga participaram de Reunião Ordinária no último dia 11, no Casarão das Artes, em Caratinga. Entre os assuntos abordados estavam a proposta de revisão do Plano de Aplicação Plurianual e a apresentação do projeto da expedição ao Rio Caratinga.

                Após a execução do Hino Nacional, a presidente do Comitê, Nádia Oliveira, abriu o encontro.

                Em seguida, Fabiano Henrique da Silva Alves, coordenador de Apoio ao Sistema de Gestão de Recursos Hídricos do IBIO-AGB Doce, deu início à apresentação da proposta de revisão do Plano de Aplicação Plurianual. A readequação da aplicação dos recursos foi necessária em função da queda na arrecadação prevista para a Bacia; resultado, em grande parte, da revisão da outorga de empresas usuárias de água. Apesar da diminuição do valor recolhido, uma alternativa foi apresentada aos conselheiros do CBH-Caratinga. “Os Comitês do Alto Doce estão abrindo mão dos recursos Federais para poder contemplar os municípios das bacias do Médio e Baixo Doce com o Plano de Saneamento”, explicou Fabiano. Na proposta, foi sugerida a priorização do investimento nos Planos Municipais de Saneamento Básico e no fortalecimento dos Comitês, através dos programas de Universalização do Saneamento (P41), Fortalecimento de Comitês e Educação Ambiental (P72). Após votação por aclamação, a revisão do PAP Doce foi aceita pelos membros presentes.

                Dando sequência à reunião, o vice-presidente do CBH, Wilson Acássio, falou sobre a necessidade de uma equipe local para subsidiar os projetos e ações da entidade. “Nós temos que ter recursos humanos e técnicos para desenvolvermos a Política de Gestão de Recursos Hídricos de forma eficiente”, disse. Em seguida, o representante do Instituto Pró-Rio Doce, João Alves Filho, sugeriu a criação de um documento, solicitando apoio efetivo aos Comitês de Bacia, para ser entregue aos candidatos ao governo do Estado.

                O vice-presidente deu continuidade à pauta do encontro falando sobre a atividade das Câmaras Técnicas e a importância da participação ativa dos conselheiros. “Está na hora das Câmaras darem sua contribuição ao CBH-Caratinga. Elas são um instrumento democrático e eficiente para a divulgação das ações do Comitê. Estamos aqui fazendo uma reflexão e um apelo. As CT’s precisam ser mais atuantes”, ponderou Wilson. Ao final da pauta, foi decidido que uma reunião de trabalho será agendada com os membros das Câmaras.

                A apresentação do projeto da expedição ao Rio Caratinga foi o último tema do encontro. Segundo o Secretário Executivo do CBH, Ronevon Huebra, o objetivo é “conhecer o rio Caratinga, suas potencialidades, cultura, povo, biodiversidade, mazelas, e fazer um levantamento geral de dados”. A proposta é que a expedição tenha início no dia 9 de setembro e se encerre no dia 13, data do aniversário do Comitê. “Queremos de fato contar com vocês não só durante o evento, mas na sua execução, ajudando a nossa bacia a se tornar referência”, completou Ronevon.

                Nos informes gerais, os conselheiros propuseram a indicação de um representante de cada instituição para a participação no Fórum Mineiro de Comitês, que será realizado em Itabira no dia 24 e 25 de junho.