Rio Doce: confira o cenário apresentado nesta quinta-feira, 22/12


22 dez/2022

Em reunião solicitada pelo CBH-Doce, órgãos gestores apresentaram os monitoramentos atualizados

Em convocação extraordinária, na tarde desta quinta-feira (22/12), foi realizada uma reunião da Sala de Acompanhamento da Cheia do Rio Doce – criada a partir da articulação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Doce (CBH-Doce) com a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). No encontro foram apresentadas as condições hidrológicas, monitoramentos e previsões para o território da bacia.

A reunião, coordenada pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), contou com a participação de conselheiros do CBH-Doce, representantes do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Governo de Minas Gerais, Espírito Santo, Operador Nacional do Sistema (NOS), Cemig e, também, das Defesas Civis de diversos municípios.

A tendência é que o cenário se estabilize, mas oscilações não estão descartadas.

Chuvas

De acordo com o Cemaden, há previsão de chuvas para a região do rio Doce, mas a massa de grandes acumulados está se deslocando para a região Norte do país.

Para a próxima semana são esperadas chuvas dentro da média e, na primeira semana de janeiro, chuvas abaixo da média. Já na segunda quinzena de janeiro a tendência é que ocorram grandes acumulados com precipitações de chuvas acima da média.

Nível dos rios

O Sistema de Alerta dispõe de pontos de monitoramento nos rios Piranga, Piracicaba, Santo Antônio, Suaçuí Grande e Doce – o que favorece um panorama de toda região, desde Ponte Nova/MG, região da “cabeceira”, até Linhares/ES, na foz. Todos os pontos são acompanhados e gerenciados pela CPRM, que apontou atenção redobrada para o trecho de Governador Valadares/MG até Linhares/MG.

Segundo o monitoramento, o nível dos rios Piranga, Piracicaba e Santo Antônio – que deságuam no rio Doce antes de Valadares tende a normalizar e abaixar, mas a onda de água ainda está em deslocamento e vai passar por diversas cidades, como Valadares, Tumiritinga, Resplendor, Colatina e Linhares, provocando oscilações significativas.

CBH-Doce está investindo no Sistema de Alerta

O registro de enchentes em nossa região tem sido cada vez mais recorrente. Nesse contexto, o CBH-Doce está investindo cerca de R$2 milhões no Programa de Convivências com as cheias.

Hoje, está aberto processo de contratação de empresa para consultoria e realização de estudos que vão aprimorar o Sistema de Alerta. Veja aqui como participar da contratação.

 

Informações atualizadas em 22/12 às 17h.