Plenária do CBH Caratinga é marcada por planejamento da Expedição do Rio Caratinga
Durante a Reunião Ordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Caratinga, realizada no dia 26 de março, em Inhapim, os conselheiros presentes debateram sobre a Expedição Caratinga, prevista para acontecer em setembro de 2025. Além dessa pauta, também foram apresentados o Relatório de Implementação do Plano Diretor de Recursos Hídricos do CBH Caratinga – Biênio 2023/2024, o Relatório de Atividades do Comitê no Exercício de 2024 e os Relatórios de Execução do Plano de Aplicação Plurianual (PAP) e do Plano Orçamentário Anual (POA) – exercício 2024, que foram submetidos à aprovação.
“Foi uma reunião muito produtiva. Gostaria de agradecer a presença dos participantes e dos membros do comitê, que puderam contribuir com essas decisões. Agora, temos um norte para iniciarmos a execução dos nossos projetos, sendo a Expedição a principal iniciativa para a bacia”, pontuou o presidente do CBH Caratinga, Thalles Castilho.
Expedição Caratinga
Durante a plenária, estiveram presentes os professores Marcos Magalhães, do Centro Universitário de Caratinga (Unec), e Hernani Santana, da Universidade Vale do Rio Doce (Univale), que destacaram a importância da Expedição e dos trabalhos que podem ser desenvolvidos pelo comitê.
“A proposta é tornar a Expedição a mais participativa possível, envolvendo não apenas os conselheiros, mas todos os atores do território”, destacou o professor Hernani Santana, que realizou uma dinâmica com os membros para mapear os principais locais e agentes que marcam a região do Rio Caratinga.
Já o professor Marcos Magalhães ressaltou que alguns encontros já vêm ocorrendo para planejar a expedição, mas destacou que a plenária foi fundamental para amadurecer e refinar as ações que serão desenvolvidas até sua realização, em setembro. “Até lá, todas as prefeituras dos municípios inseridos na bacia deverão ser contatadas para que, juntos, possamos realizar uma grande expedição dentro do conceito de pertencimento. Construir esse sentimento de pertencimento é nosso maior desafio, pois queremos que todos se envolvam nesse esforço para termos um rio de melhor qualidade. Temos um rio, e queremos refletir: que rio queremos ter a partir dessas ações conjuntas?”, concluiu.
Confira as fotos: