I Expedição do Rio Caratinga mobiliza prefeituras


27 maio/2025

Desde o dia 3 de fevereiro, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Caratinga (CBH Caratinga) está mobilizando municípios para a realização da I Expedição do Rio Caratinga. Um grupo de expedicionários, formado por membros do comitê, está visitando as prefeituras da bacia para a definição do roteiro final. A expedição está prevista para iniciar em setembro.

A primeira etapa da expedição visa a mobilização de prefeituras e universidades da bacia na busca por parcerias, para que um diagnóstico inédito sobre as condições do Rio Caratinga e seus afluentes seja levantado, desde a sua nascente, em Santa Bárbara do Leste, até a sua foz no Rio Doce, em Conselheiro Pena. A partir dos dados coletados, os expedicionários irão definir o roteiro da expedição. 

Até o momento, foram visitados os municípios de Santa Bárbara do Leste, Ubaporanga e Inhapim. O grupo é formado pelo presidente do comitê, Thalles Castilho; a vice-presidente, Nádia Rocha; o secretário, Sávio Nunes; os conselheiros Ronevon Huebra e Geraldo Divino de Souza; o professor da UNEC, Marcos Magalhães; e a pesquisadora Fani Patrocínio.

A construção do roteiro conta com o apoio do conselheiro do CBH Piracicaba, Geraldo Magela (Dindão), idealizador da Expedição Piracicaba. “A primeira etapa está bem adiantada, e o projeto sendo abraçado por todos, com muito entusiasmo. A etapa de planejamento é crucial para a realização de uma expedição bem sucedida”, afirmou Magela. De acordo com o presidente do CBH Caratinga, Thalles Castilho, a expedição visa registrar a relação das comunidades com os rios e buscar informações sobre as mudanças ocorridas ao longo do tempo. “Até o momento, as prefeituras estão abraçando o projeto e otimistas com o início da expedição. Acredito que iremos desenvolver um ótimo trabalho para toda a bacia, com o compromisso de compor um levantamento inédito de um dos principais afluentes do Rio Doce”, enfatiza.

Confira as imagens das visitas realizadas em Ubaporanga e Inhapim.


Nenhum comentário

No comments yet.

RSS feed for comments on this post.

Sorry, the comment form is closed at this time.