Criação de Brigada Voluntária de Combate a Incêndios é discutida na Bacia do Rio Caratinga


29 fev/2016

20160223_105209

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Caratinga (CBH-Caratinga) trabalha em prol do aumento da quantidade e melhoria da qualidade da água. Além disso, a nova proposta do comitê é apoiar a criação de Brigada Voluntária de Combate a Incêndios Florestais. Para isso, no último dia 23, o município de Caratinga recebeu a Brigada 01, de Belo Horizonte, entidade civil credenciada pelo Governo de Minas Gerais.

O diretor técnico-científico, Anderson de Freitas e Silva e a ecóloga e vice-presidente da brigada, Cláudia Maria Santos apresentaram as atividades desenvolvidas pela instituição durante a palestra “Criação de Brigadas Voluntárias de Combate a Incêndios no Âmbito da Bacia Hidrográfica do Caratinga”. Cláudia explicou que “a Brigada 01 atua no estado há 15 anos e tem ampla experiência no assunto, sendo, inclusive, a única habilitada pelo governo do estado para ministrar treinamentos para brigadistas voluntários”.

Diversos assuntos foram levantados durante encontro, dentre eles as ações das brigadas de incêndio e o funcionamento do programa de combate a incêndios florestais do estado, conhecido como “Previncêndio”. Anderson e Cláudia fizeram também uma demonstrações utilizando equipamentos especializados de combate a incêndio.

Para o atual vice-presidente do CBH-Caratinga, Wilson Acácio, que coordenou os trabalhos, as brigadas são necessárias em todos os municípios. “Não podemos discutir esse assunto com superficialidade, já que os incêndios florestais estão por toda a bacia. Por isso o CBH-Caratinga apoia essa ideia”, disse Wilson.

Ao final da palestra foi formada uma comissão que dará continuidade aos estudos, aprofundando o tema para verificar a viabilidade da criação de uma Brigada em Caratinga.