Conselheiros do CBH-Caratinga se reúnem para última Reunião Ordinária de 2014


22 dez/2014

Membros e convidados do CBH-Caratinga se reuniram no dia cinco de dezembro para a última Reunião Ordinária de 2014. O encontro aconteceu no auditório do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA), em Caratinga. Entre os pontos de pauta do encontro estavam o planejamento das atividades do CBH para o ano de 2015 e a reestruturação e retomada de atividades das Câmaras Técnicas.

Após a aprovação da ata da última reunião, os membros discutiram questões relativas às quatro quatro Câmaras Técnicas do CBH: Câmara Técnica Institucional e Legal (CTIL), Câmara Técnica de Outorga e Cobrança (CTOC), Câmara Técnica de Capacitação, Nivelamento e Informação (CTCNI) e Câmara Técnica do Plano de Recursos Hídricos (CTPlan). “Nós já fizemos uma reunião falando sobre a importância das Câmaras Técnicas e até hoje não tivemos nenhum encontro. Vamos precisar das CTs para acompanhar a elaboração dos PMSBs e não é bom para o processo democrático do Comitê que todas as decisões fiquem a cargo da diretoria”, destacou o vice-presidente do CBH, Wilson Acácio. Após deliberação, foi definido que haverá uma avaliação da composição das CTs e, após aprovação da plenária, serão escolhidos os presidentes e relatores. Os interessados em compor as câmaras devem se manifestar. Uma oficina de capacitação será agendada para que os membros conheçam as funções e importância das câmaras das quais participam.

Em seguida, os conselheiros participaram da elaboração do plano de trabalho do CBH e do planejamento das atividades de 2015. Entre as ações previstas, estão a realização de reuniões ordinárias a cada dois meses, a participação em eventos, recuperação de nascentes do Rio Caratinga, desenvolvimento de projetos de saneamento rural, produção de materiais de comunicação e acompanhamento da implementação dos programas previstos no PIRH.

Os membros também fizeram um breve relato sobre a participação no III Encontro de Integração da Bacia do Rio Doce e no XVI Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas, o ENCOB. O vice-presidente do CBH, Wilson Acácio, destacou a necessidade da troca de experiências entre os CBHs mineiros e capixabas durante o Encontro de Integração e ressaltou a importância dos debates e da visita à nascente do Rio Doce, em Ressaquinha. A presidente Nádia Rocha falou sobre a participação dos membros nos minicursos e reuniões setoriais no ENCOB, mas chamou a atenção para a falta de estímulo à participação efetiva dos membros nas conferências e mesas de debate e sugeriu a criação de um documento contendo a avaliação dos membros do Comitê para ser entregue à organização do evento.

A representante do Instituto BioAtlântica (IBIO Institucional), Narliane Martins, que também participou do encontro, apresentou os resultados do trabalho desenvolvido no Ribeirão do Boi, através da utilização do Zoneamento Ambiental e Produtivo (ZAP), metodologia mineira de caracterização socioeconômica e ambiental de sub-bacias hidrográficas. “O projeto tem como principal objetivo buscar o desenvolvimento rural sustentável e uma forma de fazer isso é através do conhecimento”, destacou Narliane.

Para finalizar a reunião, a representante do IBIO-AGB Doce, Juliana Vilela, fez a apresentação das atividades desenvolvidas pela agência no ano de 2014. Durante a apresentação, os membros puderam conhecer a realidade financeira e dificuldades enfrentadas pela agência e os recursos aplicados em programas como o Programa de Incentivo ao Uso Racional de Água na Agricultura (P22) e Programa de Universalização do Saneamento (P41).

A próxima reunião do CBH-Caratinga será realizada em fevereiro de 2015.