Conquistas e avanços na retrospectiva desde o 1° Encontro da Sociedade Civil


23 ago/2024

Foi realizado em Governador Valadares, de 20 a 22 de agosto, o 2º Encontro da Sociedade Civil da Bacia Hidrográfica do Rio Doce. Com o tema “Somando forças em defesa das águas”, o evento reuniu representantesde toda a bacia com o objetivo de fortalecer a atuaçãoda sociedade civil organizada na gestão de recursos hídricos.    

O Encontro da Sociedade Civil foi uma iniciativa pensada para fortalecer o seguimento, além de ajudar a coletar, organizar as demandas junto à agência de bacia e levar propostas de ação e fiscalização para na rotina de trabalho com usuários de água, membros de comitês de outros segmentos, empresas e instituições para que a sociedade civil possa realizar um trabalho alinhado e voltado para a melhor gestão dos recursos hídricos.  

A segunda edição do encontro foi importante para articular as necessidades, ampliar a participação e executar tudo o que está previsto dentro do planejamento estabelecido, bem como hierarquizar as ações que serão priorizadas neste próximo ano de trabalho. 

Segundo os participantes, muitos avanços foram conquistados entre o primeiro evento e o atual. Dentre eles, a conquista de acompanhar mais de perto as ações planejadas já existentes nos Comitês por meio do Projeto de Integração, um projeto piloto em que a sociedade civil pode atuar e auxiliar no cumprimento dos objetivos estabelecidos em outras ações já existentes nos comitês.  

O Projeto de Integração foi implementado para acompanhamento das ações do Rio Vivo, aumentando a efetividade das atividades e avançando no desenvolvimento do projeto piloto pensado no primeiro encontro. Um passo importante no objetivo da Integração da Bacia como um todo.  

Além disso, como resultado, houve também o avanço na participação e representação da Sociedade Civil nas Câmaras Técnicas dos Comitês e conquistas significativas na deliberação sobre diárias aos conselheiros.