CBH-Caratinga promove palestra em comemoração ao Dia Mundial da Água


24 mar/2016

DSC01276

Docente da Universidade Federal de Juiz de Fora debateu sobre planejamento, gestão e utilização dos recursos hídricos

A fim de lembrar a importância da gestão e do planejamento dos recursos hídricos, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Caratinga (CBH-Caratinga) promoveu a palestra “Água: uso, gestão e planejamento”. O encontro, realizado na última terça-feira (22), em comemoração ao Dia Mundial da Água, contou com a participação de membros do colegiado, da comunidade, além de alunos dos cursos de engenharia da Rede Doctum de Ensino de Caratinga e alunos do 2º ano do ensino médio da Escola Estadual Princesa Izabel.

 A abertura do encontro ficou por conta da ex-presidente do CBH-Caratinga e atual secretária executiva, Nádia Rocha, que destacou a importância do tema “água” ser discutido durante todo o ano e não apenas no dia 22 de março. “Esse tipo de atividade nos faz refletir sobre a necessidade de água limpa e em abundância para nossa sobrevivência” destacou Nádia.

Planejamento e gestão da água

A palestra foi ministrada pelo Professor e Doutor Pedro José Machado, do Departamento de Geociências da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Machado abriu o encontro contando algumas experiências vividas fora do país e a falta de água em algumas regiões desérticas. Em sua fala, Pedro deu ênfase à falta de água nas cidades mais populosas do país. “São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo, têm milhões e habitantes, porém os afluentes locais não conseguem abastecer nem 20% da população. Eles retiram água de outros mananciais, alguns até mesmo fora do estado”, explica Machado.

A busca de alternativas para o abastecimento humano gera um grave problema: a perda de água tratada durante o transporte. “A cada dez litros de água tratada, apenas sete chegam às casas. Se pararmos para pensar, esses três litros perdidos, no futuro, farão muita falta”, explicou Machado.

O debate 

O vice-presidente do CBH-Caratinga e organizador do evento, Wilson Acácio, comandou o debate entre os alunos, palestrante, um produtor rural e um professor da rede de ensino Doctum. Wilson comentou que o momento atual da Bacia do Rio Doce é preocupante e a população precisa se conscientizar sobre a crise hídrica, que já é observada não apenas no rio principal, mas em todos os afluentes da bacia.  “O CBH-Caratinga e todos os Comitês de bacia têm a função de debater e refletir junto à sociedade sobre os problemas relacionados à água”, lembrou Wilson Acácio. 

Durante o debate, alunos questionaram sobre as formas de armazenamento dos recursos hídricos e pontuaram a preocupação com a falta de água em Caratinga. Coube ao professor do curso de engenharia da Rede Doctum de Ensino, Ricardo Botelho, esclarecer sobre o problema de escassez hídrica enfrentado pelos moradores. “Hoje o córrego do Lage, que abastece a nossa cidade, tem água. Porém, essa água não é suficiente durante a seca. Daqui a alguns meses, infelizmente, não teremos água suficiente em nosso córrego”, lembrou Teixeira.