CBH-Caratinga e Emater promovem palestra sobre meio ambiente


24 jun/2014

A presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Caratinga, Nádia Oliveira, e o engenheiro agrônomo da Emater, Fernando César Ayres, participaram de um bate-papo com alunos da Escola Estadual Ricardo Neiva, de São Tomé de Minas, distrito de Inhapim, no último dia 9 de junho. As palestras foram realizadas em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente e tiveram como temas A importância da preservação de matas nativas e A água e como conversar sua quantidade e qualidade. Cerca de quarenta alunos do ensino fundamental participaram do encontro.

                O engenheiro agrônomo abriu a palestra apresentando dados alarmantes sobre o uso e qualidade da água, que chamaram a atenção dos alunos. “Duas em cada cinco pessoas correm o risco de ficar sem água até 2025”, afirmou Fernando. Entre os problemas citados, destacou-se a contaminação de cursos d’água e a falta de tratamento de esgoto. A importância da mata ciliar e da disseminação do conceito de sustentabilidade também foram debatidos. “Precisamos nos preocupar com o futuro, porque é lá que passaremos o resto de nossas vidas”, disse Ayres.

                Na segunda parte do encontro, Nádia Oliveira explicou questões técnicas, como as etapas do ciclo da água, suas funções e utilidades, e ressaltou a importância desse recurso em diversos setores. Nádia também destacou a importância da conscientização e preservação dos recursos hídricos, visando a melhoria da qualidade e quantidade da água. “É muito importante que a gente preste atenção na questão da água para o nosso futuro”, ressaltou a presidente do CBH.

                A supervisora da instituição, Hélida Cristina de Oliveira, falou sobre a importância de colocar em pauta assuntos ligados ao meio ambiente, principalmente quando se trata da água. “Esse assunto faz parte do nosso dia a dia e se não começarmos a agir de fato, sentiremos os reflexos no futuro”, ponderou.