Câmara de Vereadores de Caratinga é sede da Reunião Ordinária do CBH-Caratinga


5 set/2014

IMG_8492

Na última terça-feira, 2 de setembro, conselheiros e convidados participaram da quarta Reunião Ordinária do atual mandato do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Caratinga (CBH-Caratinga). O encontro aconteceu na Câmara de Vereadores de Caratinga e teve a participação do diretor geral do IBIO-AGB Doce, Ricardo Valory. Na abertura da reunião, Valory falou sobre os planos e metas da agência. “Os fóruns de discussão são os comitês e a gente acredita muito na mobilização de vocês, na gestão descentralizada. E a agência vem para dar apoio, sendo o braço executivo dos CBHs.”

Em seguida, o vice-presidente do CBH-Caratinga, Wilson Acácio, falou sobre a participação no Fórum Mineiro de Comitês de Bacias Hidrográficas. Segundo Wilson, a questão da escassez foi tema recorrente no encontro e motivo de preocupação entre os representantes de outras bacias hidrográficas do Estado. O III Encontro de Integração dos Comitês da Bacia do Rio Doce, que será realizado entre os dias 4 e 6 de novembro, também foi discutido na reunião. Os conselheiros interessados em participar do evento devem comunicar à diretoria. Cada Comitê da Bacia do Rio Doce poderá levar entre 10 e 12 membros ao encontro. Já no Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (ENCOB), que será realizado em Maceió, entre os dias 23 e 28 de novembro, o CBH optou por levar dois representantes: a presidente, Nádia Oliveira, e o representante do IEF, Anderson Siqueira Teodoro.

O acompanhamento da elaboração dos Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSBs) também foi ponto de pauta da reunião. A presidente do CBH destacou a importância de retomar o contato com as prefeituras, através da realização de seminários e capacitações e falou sobre a expectativa da abertura do processo de licitação, no final do mês de setembro, para a contratação da empresa que irá elaborar os planos dos municípios da região. “Nós percebemos nos outros planos uma ausência dos municípios, que estavam com problemas em validar os produtos da empresa. Então, o sucesso da qualidade do plano é a participação efetiva do município, entidades e população local.”, destacou Ricardo Valory.

O secretário executivo do Comitê, Ronevon Huebra da Silva, falou sobre o adiamento da expedição do CBH-Caratinga que, inicialmente, seria realizada na primeira quinzena de setembro. Segundo Ronevon, o evento deve ser agendado para março ou abril de 2015. “Nós temos que continuar com esse propósito e lembrar que a expedição tem por objetivo chamar a atenção para os problemas ambientais da bacia”.

Na sequência, o vereador Mauro César apresentou um projeto, que foi enviado à Câmara Municipal de Caratinga, de recuperação das Áreas de Proteção Ambiental do Ribeirão da Laje. O vice-presidente do CBH também falou sobre um programa do Comitê na mesma região. “Trinta e seis nascentes já estão comprometidas a serem restauradas. É um número pequeno, mas acreditamos que é um começo. O resultado não será imediato, há todo um processo”, explicou.

A representante do Instituto BioAtlântica (IBIO), Narliane Martins, que também participou da reunião, falou sobre o projeto “Terrítório Sustentável do Ribeirão do Boi”. Após levantamento de dados, foi possível constatar que a região do Ribeirão do Boi possui vastas áreas degradas, com produção e oferta de água comprometida, receita tributária baixa, produção agropecuária pouco diversificada e evasão rural acelerada. Com o diagnóstico concluído, foi preciso trabalhar mudanças nas práticas de uso e ocupação do solo, desenvolvendo no produtor a consciência de que ele é o gestor do solo e deve utilizar o espaço rural de maneira sustentável. “A gente teve um esforço muito grande de coletas informações; informações que hoje nos dão confiabilidade para tomar decisões e fazer planos, com mais chance de sucesso.”, destacou Narliane.

A próxima cidade a receber a Reunião Ordinária do CBH-Caratinga será Conselheiro Pena. Os municípios interessados em sediar os encontros devem comunicar à diretoria.