Atividades do Rio Vivo são iniciadas na Bacia do Rio Caratinga


10 mar/2023

Os municípios de Caratinga, Santa Rita de Minas, Santa Bárbara do Leste e Engenheiro Caldas, que pertencem à Bacia Hidrográfica do Rio Caratinga, iniciaram as atividades da Iniciativa Rio Vivo –financiada pelos Comitês das Bacias Hidrográficas dos Rios Doce e Caratinga, com o 1º encontro entre os representantes dos imóveis rurais.

Durante os primeiros 15 meses de contrato, serão executados 219 cercamentos, 165 sistemas de tratamento de esgoto e 9 barraginhas. O objetivo do projeto é, até 2025, realizar 573 cercamentos, 452 sistemas de tratamento de esgoto e nove barraginhas. As cidades de Sobrália, Ubaporanga e Entre Folhas também foram contempladas.

A presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Caratinga, Nádia de Oliveira Rocha, destaca que o projeto é de grande relevância para que, no futuro, tenhamos água limpa e suficiente. “É justamente nas pequenas propriedades rurais que estão as águas que devem ser preservadas, para que cheguem, com qualidade, ao rio Caratinga. Inicialmente, vamos atuar em sete municípios, mas, por meio de uma parceria, vamos chegar a todos os municípios da Bacia do Rio Caratinga”.

Durante os encontros realizados no início de março, a empresa contratada para executar as obras, juntamente com a empresa fiscalizadora, apresentaram o Rio Vivo e os representantes dos imóveis rurais puderam sanar todas as dúvidas sobre a iniciativa.

Amanda Malta, secretária de Meio Ambiente de Engenheiro Caldas, enfatiza que o município está sofrendo com a crise hídrica, portanto investir à jusante da captação, é muito importante para melhorar a qualidade da água do Córrego das Pedras, manancial que abastece a cidade.  “Outro ponto de grande importância é a possibilidade de estreitar o relacionamento junto aos produtores rurais, promovendo a conscientização quanto à relevância da inciativa, que renderá importantes frutos no futuro.

“Vai ser muito importante para nós, pois iremos contribuir com a despoluição dos nossos rios”, enfatizou Cláudia Helena, que tem uma propriedade rural no Córrego do Peão, em Engenheiro Caldas e terá o sistema de tratamento de esgoto implantando pela iniciativa.

O que é o Rio Vivo

A iniciativa visa à recuperação de nascentes, expansão do saneamento rural e redução da geração de sedimentos. Essas ações são implementadas por meio da execução de projetos em imóveis rurais localizados em microbacias de pontos de captação para abastecimento púbico em municípios priorizados ou hierarquizados, já selecionados.

Com base em informações obtidas nos diagnósticos dos imóveis rurais, serão implantados projetos de barraginhas e/ou outras técnicas mecânicas comprovadamente eficientes; projetos de recuperação de nascentes, por meio do cercamento e revegetação; além da implantação de projetos de sistemas individuais de tratamento de esgoto doméstico.