CBH-Caratinga promove ações para recuperação do Ribeirão do Lage


4 ago/2017

Manancial é um dos principais afluentes do Rio Caratinga

Desde 2014, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Caratinga (CBH-Caratinga) desenvolve atividades visando à recuperação das nascentes localizadas na microbacia do Ribeirão do Lage, afluente do Rio Caratinga. O projeto conta com a parceria do Instituto Estadual de Florestas (IEF), COPASA, Rede de Ensino Doctum e a Prefeitura de Caratinga.

Paralelamente às ações práticas, são realizadas ações de educação ambiental para conscientizar e sensibilizar os diversos segmentos da sociedade quanto à importância da recuperação do ribeirão. “É preciso manter o controle ambiental deste manancial para que ele possa continuar fornecendo água potável para todos”, comenta o atual vice-presidente do comitê, Wilson Acácio.

O produtor contemplado recebeu gratuitamente mourões, arame, grampo, adubo, mudas, material fornecido pelo IEF e necessário para o cercamento da nascente.  Cabe ao proprietário fazer o cercamento da área e o acompanhamento da vazão da água na nascente.

Já foram cercadas dez áreas na bacia, num total de 15 nascentes. “Hoje, já se nota uma recuperação gradativa destas nascentes que foram contempladas com o projeto atingindo, assim, parte de seu objetivo que é o de permitir a continuidade no fornecimento de água para os caratinguenses”, comenta orgulhoso, Wilson Acácio.